Com o objetivo principal de conhecer a satisfação dos consumidores em relação às suas operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar realizou uma pesquisa que reuniu 89 operadoras de grande e médio porte, englobando 17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos no País (25% do total de beneficiários desses planos).
Dessas operadoras, 51 são cooperativas do Sistema Unimed, representando 57% do total da amostra, com um contingente de cerca de 37 mil entrevistas (55% do total de entrevistados) – de acordo com a ANS, que auditou o estudo, foram abordados ao todo 67.322 beneficiários.
“A pesquisa reflete o grau de satisfação dos clientes, mas em um universo não muito grande. Considerável, são 60 mil pessoas, mas não muito representativo já que, só no cooperativismo tem 20 milhões de beneficiários. Talvez precisasse de uma abordagem mais diversificada nos diferentes estados e um número maior de pessoas, para ter mais consistência estatística. De qualquer modo, a iniciativa da ANS é importante. A gente tem esse indicador de satisfação por meio da pesquisa Datafolha que participamos anualmente e na qual os valores de satisfação são mais altos. Mas como o Estado deu um ‘flash’ do momento em relação à satisfação, essa pesquisa traduz o número aproximado daquilo que já conhecemos sobre como o cliente está vendo o atendimento em relação à Unimed. É importante como referencial. A ANS deveria fazer isso com mais frequência e em um universo maior e mais diversificado em todo o País”, ressaltou Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil.
As perguntas feitas aos entrevistados durante a pesquisa tratavam de relação custo benefício, opções de rede de atendimento, qualidade dos serviços prestados, prazos para autorização de procedimentos, canais de atendimento e avaliação geral do plano de saúde.
A área de Gestão Estratégica da Confederação compilou o desempenho médio do Sistema Unimed frente aos dados gerais da pesquisa, conforme descrito na tabela:
Para saber mais, Clique http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/a-ans/2250-ans-avalia-pela-primeira-vez-a-satisfacao-do-consumidor-com-sua-operadora-de-planos-de-saude e faça o download do relatório geral da pesquisa divulgado pela ANS.