A Unimed Assis, através da parceria com a SESCOOP/OCESP, realizou no dia 25 de abril duas palestras para seus colaboradores. As palestras foram ministradas pelo professor Minoru Ueda que é consultor, pesquisador do comportamento humano, conferencista e escritor. Autor do livro “Competências Emocional: quanto antes, melhor!” (Qualitymark Editora) e coautor do livro “Ser mais líder” (Editora Ser Mais). Possui MBA em Recursos Humanos Nível Executivo Fundação Instituto de Administração FIA USP. Bacharel em História Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É coach com formação e certificação internacional pela ASTD (American Society for Training & Development) e master practitioner em programação neurolinguística (PNL).
No período da manhã o assunto abordado foi sobre “Motivação” que incentivou o relacionamento cooperativo entre colaboradores, através de exercícios dinâmicos realizado em duplas. “Os colaboradores foram estimulados a sair de suas cadeiras e interagir de forma lúdica, porém educativa. As atividades propostas propiciaram uma interação entre os colaboradores, onde a reação depende da ação do outro.” acrescentou Priscilla Argondizo, coordenadora de Recursos Humanos.
“Tive o prazer de participar da palestra de motivação com o Sr. Minoru Ueda, pois ela se mostrou muito eficiente no incentivo do desenvolvimento da criatividade, comprometimento e visão do espaço de trabalho. O Ueda exemplificou muito bem os problemas acarretados por falta de preparo racional e emocional nas tomadas de decisão e, principalmente, nos fez refletir bastante sobre nossas atitudes e valores, frisando sempre o emprego da empatia. A motivação por ele aplicada foi amplamente válida, incentivando-me a continuar exercendo meu trabalho na cooperativa e buscando minha constante evolução, esperando trazer as demais pessoas comigo. Aguardo mais palestras como essa, pois acredito que resultarão na motivação e consequentemente na qualidade de vida e do trabalho de todos.” Complementou Murilo Bernardo, colaborador da área de Tecnologia da Informação.
No período da tarde a palestra apresentou como tema “Administração de Conflitos”, voltado para gerentes e profissionais que assumem a função de decisão e liderança em diversas áreas da cooperativa. O objetivo principal foi capacitar os participantes para administrar conflitos internos gerados por problemas relacionados ao crescimento e desenvolvimento de uma cooperativa, desta forma foram utilizados técnicas e exercícios que os levaram a refletir sobre os problemas gerados por uma comunicação ineficiente.
Na opinião do RH, o trabalho do Minoru Ueda veio de encontro ao momento vivido pela cooperativa, de transformação e crescimento. Ofereceu aos colaboradores ferramentas para um melhor relacionamento nas equipes e entre os diferentes setores.